Por Marina Paes

No dia 14 de novembro contamos com a presença de Victória Carvalho para uma oficina de design na Colaboradora.

Ela foi indicada por seu trabalho no Instituto Update a partir da demanda que apresentei por um aprimoramento na maneira de apresentar projetos, conferir um plano imagético a ideias que nem sempre carregam uma identidade visual imediata.

Com ela, trouxe os materiais da foto, de diferentes formatos e propostas, de zines a catálogos, de flyers a livros, interessantes de serem explorados e cujos exemplos podem inspirar para trabalhos nossos.

A facilitadora nos colocou a pensar sobre um local com o qual nos identificássemos na cidade, para a partir daí pensarmos em possibilidades de trabalho com as imagens.

A partir de trabalhos como o do fotógrafo Tom Atwood nos foi indicando possibilidades de descondicionarmos nossos olhares e nos chamou atenção para os engodos históricos promovidos pelas fotos, publicadas em livros de história e outros suportes, tiradas há cerca de um século, as quais levavam de 15 a 20 minutos para serem registradas, o que de certo modo dava a possibilidade de artificialidade ou mesmo uma montagem para cada situação (ainda que isso também possa ser feito atualmente…).

Victoria também nos apresentou algumas plataformas e nos deu dicas bacanas de como criarmos uma identidade visual aos projetos.