PROJETOSSELECIONADOS INSCRIÇÕESENCERRADAS DOWNLOADEDITAL FAQTIRE SUAS DÚVIDAS

Você tem um empreendimento criativo com impacto social e quer aperfeiçoá-lo por meio de aulas, oficinas, mentorias, redes de contato e trocas com quem tem desafios semelhantes ao seu? Tem necessidade de um espaço de trabalho, com toda a infraestrutura necessária para poder desenvolver melhor suas ideias? Quer desenvolver sua capacidade de se comunicar em inglês? Acredita que por meio de seu empreendimento pode contribuir para transformar o mundo em um lugar melhor para todas e todos? Você gostaria de colaborar com outras pessoas para intercambiar experiências, conhecimento e apoios para seus projetos?

A Colaboradora, projeto do Instituto Procomum, abre chamada pública para seleção de empreendedoras e empreendedores de 18 a 35 anos, que possuam empreendimentos ou iniciativas da economia criativa com impacto social.

Serão selecionados 25 empreendedoras e empreendedores que realizam empreendimentos nos setores criativos, como artes visuais, música, teatro, dança, circo, ópera, editorial, literatura, audiovisual, design, moda, gastronomia, arquitetura, software, games, artesanato, festivais, museus, bibliotecas e artes integradas.

Com duração de 12 meses (abril de 2019 a março de 2020), o programa inclui oficinas, mentorias, palestras e eventos com conteúdos de economia criativa e colaborativa, empreendedorismo social, inovação cidadã. O objetivo é que os selecionados passem por um percurso de aprendizagem para desenvolvimento pessoal e de seu empreendimento, além de integrarem uma rede de troca de conhecimentos e colaboração.

QUEM PODE PARTICIPAR?

O público alvo são jovens empreendedoras e empreendedores, de 18 até 35, que já possuam alguma iniciativa em andamento nos setores criativos e que queiram causar impacto social. Será dado foco especial a mulheres, negros e negras, indígenas, deficientes e pessoas LGBT+ – que atuem necessariamente na região da Baixada Santista, litoral do Estado de São Paulo.

O QUE É A COLABORADORA – Empreender e transformar?

A Colaboradora é uma plataforma de colaboração que congrega um ambiente coletivo de trabalho e uma escola de formação livre. Realizada pelo Instituto Procomum, é inspirada no projeto “La Colaboradora”, programa do ecossistema de inovação social Zaragoza Activa, na Espanha.

Em 2019 o projeto será realizado em parceria com três organizações britânicas: Haarlem Artspace, Junction Arts e Advantage Creative e possui apoio do Conselho Britânico.

O QUE A COLABORADORA OFERECERÁ AOS SELECIONADOS?

  • Média de dois encontros por mês, no decorrer de nove meses, com formação relacionada a empreendedorismo social e criativo, economia colaborativa e áreas correlatas;
  • Três sessões de mentorias individuais para cada selecionado;
  • Aulas de inglês semanais, com certificação;
  • Visitas a iniciativas e ecossistemas criativos dentro e fora da Baixada Santista;
  • Palestras com especialistas nacionais e internacionais ao longo dos 12 meses do programa;
  • Espaço de trabalho e criação, com uma sala exclusiva, equipada com energia elétrica, internet, mesas e cadeiras;
  • Acesso à toda infraestrutura do Lab Procomum, com vestiários, laboratório de permacultura urbana, cozinha, salão multiuso, sala de aula, residências, almoxarifado, biblioteca, área de lazer,e tudo mais que será inventado;
  • Certificado de participação emitido por instituições brasileiras e britânicas (mediante participação mínima de 75% das atividades).

O QUE OS SELECIONADOS DEVEM OFERECER EM CONTRAPARTIDA?

  • Participar das atividades de formação, aulas de inglês, mentorias e palestras;
  • Desenvolver seu projeto de modo que ele tenha impacto social e gere transformação;
  • Desenvolver junto aos outros selecionados uma dinâmica de cuidado compartilhado em toda Colaboradora, garantindo que a manutenção do espaço seja responsabilidade de todas e todos;
  • Trocar serviços entre os demais selecionados a partir de uma moeda social baseada em tempo;
  • Documentar e produzir conteúdo sobre o processo;

POR QUANTO TEMPO?

O projeto durará 12 meses e suas atividades acontecerão na sede do Instituto Procomum, localizado no centro de Santos, litoral do Estado de São Paulo, bem como em espaços de parceiros do projeto.

COMO SERÁ A SELEÇÃO?

A seleção será feita pelo Instituto Procomum (IP), com apoio de jurados externos e levará em consideração:

CRITÉRIOS

  • Empreendimentos que já estejam em andamento, ainda que não estejam formalizados;
  • Potencial de viabilização da iniciativa;
  • Potencial de impacto social;
  • Pertencer a um dos setores da Economia Criativa;
  • Prioridade para empreendedores que demonstrem capacidade de articulação, criatividade e colaboração;

Importante destacar que em todos os projetos do Instituto Procomum há a premissa de fortalecer as ações e criações de mulheres (no plural), indígenas, afrodescendentes e outras pessoas pertencentes ao que se convencionou chamar de populações sub-representadas.

SOBRE OS RECURSOS DA COLABORADORA

Não há nenhuma cobrança de recursos em dinheiro pelos serviços ofertados pelo projeto; também não há remuneração prevista para os participantes selecionados.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

20 de fevereiro a 20 de março: período de inscrições no site pelo link: https://labsantista.procomum.org/ficha-de-inscricao-colaboradora/
25 de março: Divulgação dos selecionados na primeira etapa
27 e 28 de março: Realização das entrevistas com os candidatos pré-selecionados
29 de março: Divulgação do Resultado Final
04, 5 e 6 de abril: Seminário de Abertura da Colaboradora
Abril a Dezembro: Realização do processo formativo
Janeiro a Março de 2020: eventuais complementações de aulas e mentorias, evento de encerramento

* Os resultados serão enviados para os selecionados por email e divulgados no site: link

SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todos as empreendedoras e empreendedores contemplados por esta convocatória devem se comprometer a licenciar os conteúdos produzidos na e para a Colaboradora por meio de licenças Creative Commons (o tipo e perfil da licença podem ser discutidos com nossa equipe). Essa é uma exigência do Instituto Procomum – IP. Essa definição não se estende obrigatoriamente aos empreendimentos em desenvolvimento pelos selecionados.

COMO SERÁ FORMALIZADO O CONTRATO COM OS CONTEMPLADOS?

Todos os contemplados assinarão um termo de anuência de participação com o Instituto Procomum pactuando as informações descritas neste edital.