Não precisa se inscrever! Grande parte das formações será aberta às/aos Colabs. Divulgaremos oportunamente.
Já na fase de prototipagem de projetos, daremos preferencialmente oportunidade à novas/os Colabs.

Qualquer artista e/ou produtor/a cultural pode se inscrever. Escrevemos o edital desta maneira valendo-nos de um estilo de escrita, como forma de romper com a supremacia masculina, também na gramática.

Contudo, em todos os chamamentos do Instituto Procomum priorizamos a seleção de mulheres, afrodescendentes, indígenas, LGBTQIA+ e outros grupos “sub representados”.

Se você se considera artista e/ou produtor cultural e vivencia ou deseja vivenciar processos artísticos em conjunto com a comunidade que habita a Bacia do Mercado, este é um projeto pra você. Não priorizamos uma só linguagem artística; também não fazemos distinção entre cultura popular, erudita ou de vanguarda. Queremos dar vazão ao seu trabalho e para isso esperamos que estabeleça um processo de escuta e de trocas verdadeiras e sensíveis que permitam com que a comunidade seja co produtora e beneficiária do processo artístico. Espera-se que haja um diálogo permanente seu com o entorno com vistas a gerar aprendizagem mútua (artistas e produtoras/es e comunidade).

A Colaboradora é um projeto voltado não apenas para artistas e produtoras/es selecionadas mas também ao território da Bacia do Mercado e as pessoas que ali moram. Algumas das experiências que vivenciamos na primeira edição foram: experiências sensoriais com moradores de rua, oficinas de danças para mulheres frequentadoras do CRAS, aulas de circo para crianças periféricas e construção de histórias e narrativas a partir dos moradores antigos da região. Para conhecer os outros projetos, acesse: https://www.procomum.org/2019/04/08/revista-colab/

As inscrições são individuais, focam na sua experiência como artista e/ou produtor/a. Você pode fazer parte de um grupo ou coletivo, fazer menção a sua experiência nele, mas a inscrição e as informações devem partir de você e de seu envolvimento neste agrupamento. Se achar interessante, também incentive outros membros do coletivo a se inscreverem!

Não, a chamada é aberta para todas e todos. Mas é preciso se comprometer a frequentar pelo menos 80% da trilha formativa, que acontecerá em Santos, nos primeiros 03 meses,

principalmente aos finais de semana, além de desenvolver um projeto (cuja periodicidade e formato serão estabelecidos junto às mentoras) na região da Bacia do mercado e, mensalmente, dedicar aos menos 4 horas para o desenvolvimento da Colaboradora, seja cuidando do espaço do Lab Procomum, seja dedicando apoio a projetos de outras artistas do grupo ou de outras formas estabelecidas em conjunto com o grupo.

Assim como todo o projeto, o período de formação é subsidiado pela instituição financiadora da Colaboradora Artes e Comunidades do Instituto Procomum, a Fundação Porticus. Ao longo das formações a alimentação das selecionadas será coberta pelo projeto. Outro tipo de ajuda de custo não está incluído no período inicial de 3 meses.

A chamada Bacia do Mercado faz referência a um conjunto de três bairros centrais (Vila Nova, Vila Matias e Paquetá) marcados por graves problemas sociais e enorme potencial histórico e cultural. Nesses bairros, encontramos as principais universidades da cidade, instituições públicas e privadas, empresas, oficinas, comércio popular, lojas maçônicas, entrepostos de frutas e verduras, além do Mercado Municipal de Santos, com poucos de seus boxes funcionando. Há falta de moradias adequadas, com grande presença de cortiços, pessoas vivendo em situação de rua, espaços públicos deteriorados e ausência de praças e parques para convívio. A comunidade de criadores do LAB Procomum tem sido estimulada a influir com seus protótipos nessa região do entorno. A aproximação com a população local é crescente e há intenção de se forjar uma rede de inovação cidadã no território.

Protótipo é um experimento; é desenvolvido a partir de uma ideia e estrutura a materialização e teste da mesma; prevê sua viabilidade, quais os recursos necessários para sua execução, quais as pessoas envolvidas, a qual contexto se adequa, qual a sua justificativa, enfim, a prototipagem consiste nesse período de preparação e que levará “o bloco pra rua” de maneira que, após experimentado, poderá ser adequado conforme e experiência indica.

Uma vez finalizado o cadastro, não é possível editá-lo. Deste modo, se quiser incluir materiais ou alterar suas respostas, recomendamos que o refaça.

Sim. Pode ser que a confirmação vá para o spam, então vale conferir. Além disso, após finalizar o cadastro você visualiza na mesma tela a mensagem de que a inscrição foi concluída com sucesso.
Caso você venha a ser selecionada/o, entraremos em contato em dezembro de 2019.