A relação entre as artes e comunidades está na essência do processo de construção do LABxS. Com a Colaboradora pretendemos focar no desenvolvimento de projetos de arte e cultura com dimensão comunitária para irrigar e fortalecer a economia e a rede de criação colaborativa de Santos.

Por isso a ideia de abrir uma chamada pública para selecionar 13 projetos de arte e cultura que, durante 10 meses, terão acesso gratuito a infraestrutura e a rede articulada do Labxs.

Ao longo destes 10 meses prevemos a realização de atividades formativas definidas de forma coletiva pelos integrantes da Colaboradora e do LABxS, a partir de um fundo de formação autogovernado.

Ou seja as regras de convivência, cuidado com o espaço, gestão dos recursos e eleição dos cursos serão decididos pelos próprios participantes do processo.

Também receberemos residências criativas, com convidadas e convidados internacionais e nacionais para o intercâmbio de ideias e experiências com proponentes do projeto e com o público do Laboratório Santista, para que essa rede se fortaleça também em âmbito nacional e internacional.

COLABORADORA | Espaço e Território

A colaboradora é um dos principais projetos do Laboratório Santista em 2018. O Laboratório Santista ou (Labxs como chamamos) é um espaço coletivo de trabalho, criação, cultura livre e defesa dos comuns, próximo à bacia do mercado, no centro de Santos, SP. Quem ainda não conhece, pode assistir ao vídeo em que apresentamos o espaço, aqui no nosso site, ou vir aqui nos fazer uma visita, na Rua 7 de Setembro, 52, Vila Mathias, Santos.

O Labxs está localizado na bacia do mercado de santos, um dos lugares mais carentes da baixada santista, um território de extrema vulnerabilidade social,mas também é a região em que a cidade teve início, onde a rede de memória e afetos é extremamente viva e fortalecê-la é nosso objetivo.

ASSISTIR VÍDEO

O Comum e a Colaboradora

O Laboratório Santista é o principal projeto do Instituto Procomum, uma organização voltada à preservação, promoção e criação de bens comuns. A Colaboradora será também uma meta projeto do comum, em que todos os participantes do projeto serão responsáveis pela autogestão da comunidade, dos recursos e dos protocolos e rotinas.

A moeda dentro da Colaboradora será o tempo, utilizada nas trocas de serviços entre a comunidade e também para criar uma dinâmica compartilhada de cuidados.

Assim, os participantes poderão realizar um verdadeiro intercâmbio de suas habilidades e talentos, determinando o caráter colaborativo e participativo do projeto.

O Comum e a Colaboradora

Laboratório Cidadão da Baixada Santista

Arte e o Comum

E por que nesse projeto da Colaboradora a arte é o vetor primordial?

O Instituto Procomum acredita que é possível vivenciar práticas coletivas e não predatórias. Para isso, precisamos criar novas formas de convívio, onde surgirão novos conceitos e crenças sobre grupo e cooperação.

A arte é o campo das ideias onde há mais estímulo a liberdade e desenvolvimento. Onde reproduções estéticas nos convidam a novos imaginativos, a pensar novas subjetividades e construir novas identidades.

É também a possibilidade para que indivíduos e coletivos se expressem dentro de outras vertentes artísticas variadas, (a fotografia e a dança, a escrita e a música, etc), mesclando saberes e multiplicando experiências.

Na Colaboradora, o artista tem a chance de expressar-se, de colaborar e co-criar com outros artistas. Mas a ideia é ir além. Não podemos ignorar a realidade social do entorno e o desafio é promover a arte como uma ação de transformação no bairro – pela escuta, pelo aprender e ensinar.

Assim, acreditamos que a arte pode tornar-se a ferramenta para a defesa e promoção dos bens comuns não tangíveis do bairro: sua oralidade, histórias, saberes, ancestralidade e belezas. E também como agente transformador de seus problemas e conflitos.

Vamos juntos criar e colaborar para a construção de uma arte de viés comunitário e territorial?