INSCRIÇÕESENCERRADAS DOWNLOADEDITAL FAQTIRE SUAS DÚVIDAS

Você tem um negócio criativo com impacto social e quer aperfeiçoá-lo por meio de aulas, oficinas, mentorias, redes de contato e trocas com quem tem desafios semelhantes ao seu? Acredita que por meio de seu empreendimento pode contribuir para transformar o mundo em um lugar melhor para todas e todos? Você gostaria de colaborar com outras pessoas para intercambiar experiências, conhecimento e apoios para seus projetos?

A Colaboradora, projeto do Instituto Procomum, abre chamada pública para seleção de empreendedoras e empreendedores, que liderem empreendimentos ou iniciativas da economia criativa com impacto social.

Serão selecionados 20 empreendedoras e empreendedores que desenvolvam produtos e serviços nos setores criativos, como artes visuais, música, teatro, dança, circo, ópera, editorial, literatura, audiovisual, design, moda, gastronomia, arquitetura, software, games, artesanato, festivais, museus, bibliotecas e artes integradas.

Com duração de 6 meses (junho de 2020 a novembro de 2020), o programa inclui oficinas, mentorias e conteúdos de economia criativa e colaborativa e empreendedorismo social. O objetivo é que os selecionados passem por um percurso de aprendizagem para desenvolvimento pessoal e de seu empreendimento, além de integrarem uma rede de troca de conhecimentos e colaboração.

QUEM PODE PARTICIPAR?

O público alvo são empreendedoras e empreendedores que já possuam alguma iniciativa em andamento nos setores criativos e que queiram causar impacto social, preferencialmente desenvolvendo produtos e serviços.

Será dado foco especial a mulheres, negros e negras e pessoas LGBT+ que atuem na região da Baixada Santista, litoral do Estado de São Paulo.

O QUE É A COLABORADORA – EMPREENDER E TRANSFORMAR?

A Colaboradora é uma plataforma de colaboração que congrega um ambiente coletivo de trabalho e uma escola de formação livre. Realizado pelo Instituto Procomum, é inspirado no projeto “La Colaboradora”, do programa de ecossistema de inovação social Zaragoza Activa, da Espanha.

Em 2019, o projeto foi realizado em parceria com as organizações britânicas Haarlem Artspace, Junction Arts e Advantage Creative, e apoio do Conselho Britânico. Nesta edição, contamos com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado por meio do seu Programa de Ação Cultural (ProAc).

O QUE A COLABORADORA OFERECERÁ AOS SELECIONADOS?

  • Oficinas duas vezes na semana de junho a setembro sobre empreendedorismo no território, gestão de negócios, impacto social, marketing e áreas relacionadas.
  • Três sessões de mentoria individual.
  • Contatos com ecossistemas criativos dentro e fora da Baixada Santista.
  • Certificado de participação (desde que haja presença em pelo menos 70% das atividades).

O QUE OS SELECIONADOS DEVEM OFERECER EM CONTRAPARTIDA?

  • Participar das atividades de formação, mentorias e vivências.
  • Priorizar a geração de impacto e transformação social no desenvolvimento das suas iniciativas.
  • Manter uma dinâmica de cuidado compartilhado em toda a Colaboradora, garantindo que a preservação do espaço seja responsabilidade de todos e todas.
  • Trocar serviços com os demais selecionados por meio de uma moeda social baseada em tempo.
  • Documentar e produzir conteúdo sobre o processo.

ONDE E POR QUANTO TEMPO ACONTECERÁ A COLABORADORA?

O projeto tem duração de seis meses. As atividades acontecerão em ambiente virtual.

COMO SERÁ A SELEÇÃO?

A seleção será feita pelo Instituto Procomum (IP) e levará em consideração:

  • Empreendimentos que já estejam em andamento, ainda que não estejam formalizados;
  • Potencial de viabilização da iniciativa;
  • Potencial de impacto social;
  • Pertencer a um dos setores da Economia Criativa;
  • Prioridade para empreendedores que demonstrem capacidade de articulação, criatividade e colaboração;

Importante destacar que em todos os projetos do Instituto Procomum há a premissa de fortalecer as ações e criações de mulheres (no plural), indígenas, LGBTQI+, afrodescendentes e outras pessoas pertencentes ao que se convencionou chamar de populações sub-representadas.

A PARTICIPAÇÃO NA COLABORADORA TEM CUSTOS?

Não há nenhuma cobrança de recursos em dinheiro pelos serviços ofertados pelo projeto. Também não há remuneração prevista para os participantes selecionados.

CALENDÁRIO

16/03 a 10/05
Inscrições pelo site https://colaboradora.procomum.org/ficha-de-inscricao-2-edital-empreender-e-transformar/

17 de maio
Divulgação dos selecionados na primeira etapa

18 a 22 de maio
Realização das entrevistas com os candidatos pré-selecionados

26 de maio
Divulgação do resultado final*

junho a setembro
Processo formativo (terças e quintas d)

Outubro
Pitch

Novembro
Evento de encerramento

* Os resultados serão enviados para os selecionados por email e divulgados no site: https://colaboradora.procomum.org/

SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todos as empreendedoras e empreendedores contemplados por esta convocatória devem se comprometer a licenciar os conteúdos produzidos na e para a Colaboradora por meio de licenças Creative Commons (o tipo e perfil da licença podem ser discutidos com nossa equipe). Essa é uma exigência do Instituto Procomum – IP. Essa definição não se estende obrigatoriamente aos empreendimentos em desenvolvimento pelos selecionados.

COMO SERÁ FORMALIZADO O CONTRATO COM OS CONTEMPLADOS?

Todos os contemplados assinarão um termo de anuência de participação com o Instituto Procomum pactuando as informações descritas neste edital.