Por Marina Paes

Realizamos o segundo encontro de formação da Colaboradora que convida representantes importantes da história viva das imediações do Mercado.

Joaquina e Samara da Associação dos Cortiços do Centro (ACC) nos contaram sobre sua luta por moradia e sobre estratégias de inclusão de todxs, sobre seu processo de autogestão, as participações e embates em algumas conferências da cidade e sobre as muitas ações que já tocaram e seguem tocando.

Arquimedes, da Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat falou dos mutirões, das ações já promovidas em coletividade, da herança de sua família, vinda do Ceará e da tradição do Reisado e de outros elementos folclóricos brasileiros, que tiveram suas tradições alimentadas ali no morro. Também sobre o Mestre Bahia e sua luta pela capoeira, e pelo direito de jovens aprenderem este jogo, inclusive cedendo a sala de sua casa para isso. De seu despertar para a abundância cultural do bairro para além das coisas ruins e da criação do Sarau Itinerante com seu parceiro Ronaldo. Muita poesia! Contou sobre a subida do Mont Serrat, com Reisado e Sarau, no dia 20 de novembro.

Ambos os coletivos falaram sobre a importância da parceria com o Instituto Elos, que apoiou algumas de suas importantes conquistas.

Tanto Faz (Sandoval) da Família 013 nos contou sobre sua trajetória de vida, seu envolvimento com o rap, as superações, as festas já organizadas na praça Nagazaki em parceria com a ACC, dos esforços conjuntos para as coisas acontecerem. Também frisou a importância de manifestações culturais das mais diversas ocuparem as quebradas, para que as crianças e jovens passem a conhecê-las, se interessem e, potencialmente, venham a tornar-se referências como médicos, musicistas, enfim, tornarem-se aquilo que nem imaginavam possível, terem seus horizontes expandidos.

Em comum escutamos o convite para que as ações da Colaboradora e do Instituto Procomum estejam nas ruas, cheguem até as pessoas que habitam a região, estimulem xs pequenxs para que sigam ampliando seus universos e acessem as mais variadas expressões de arte e cultura. Além disso, ganhamos novos exemplos de força, coragem e generosidade!