Por Marina Paes

Durante o Labicar (Laboratório de Inovação Cidadã) transcorrido entre 9 e 21 de outubro em Rosário, na Argentina, realizamos um encontro entre representantes das Colaboradoras de Zaragoza, Rosário, Santa Fé, Pasto e Santos.

Aproveitamos o envolvimento de membros das Colaboradoras da Colômbia e Brasil em projetos a serem prototipados naqueles dias, junto aos já presentes hermanos argentinos, mais a pioneira Colaboradora da Espanha vinculada desde uma videochamada, para compartilharmos um pouco das experiências em curso.

Neste primeiro momento discorremos sobre os modelos de gestão adotados, a proporção e número de envolvidxs, as modalidades de participação e o escopo de ações de cada uma.

O recorte de Arte e Cultura da Colaboradora do Instituto Procomum, além do fato de partir de uma entidade independente do poder público, são marcadores de diferença em relação às demais Colaboradoras, estas mais voltadas a empreendimentos e empresas de impacto e inovação social.

Contudo, mais do que pontos que nos diferenciam percebemos elementos que nos aproximam, como a vontade da consolidação de comunidades colaborativas, comprometimento com a transformação social, expansão de intercâmbios e experimentação de trocas.

A partir deste encontro selamos uma periodicidade de chamadas para a continuidade do debate de outros temas comuns às Colaboradoras como as caixas de ferramentas, metodologias, fontes de financiamento, dinâmicas e formatos dos espaços e outros a serem levantados.

Uma grande satisfação formar parte desta grande rede colaborativa!