Por Marina Paes

A primeira ação que na Colaboradora se projetou, como parte do investimento em formação do grupo, foi o convite a profissionais e artistas atuantes na Bacia do Mercado, para que compartilhassem suas vivências e ações em curso, ou já passadas, bem como seus efeitos, resultados, pontos de atenção, etc.

Foi um encontro lindo, com pessoas muito generosas e competentes: Júlio​ Mad, b boy de categoria, co-fundador da Mad Feeling Crew, junto aos seus irmãos, ator, educador, parceiro na Associação dos Cortiços, cujo trabalho é valioso para que os direitos dxs moradorxs do bairro não sucumbam; Joice Valcarcel, psicóloga porreta, mulher de luta, destemida e aliada de pessoas, das quais não enxerga apenas sua vulnerabilidade mas sua história e sentimentos; e Vinícius Duarte, homem sensível, psicólogo engajado em diversas causas, respeitoso em relação ao tempo dx outrx. Assista ao vídeo do encontro no final do post.

Um recorte importante da conversa teve relação com as pessoas em situação de rua, uma vez que xs três trabalharam, trabalham ou, simplesmente, convivem e se importam com essa condição.

​As apresentações de suas trajetórias impactam o olhar de algumas/alguns artistas para os projetos que propuseram a partir da Colaboradora, a serem desenvolvidos na região, por conta do público alvo, relações com o território ou apenas pelo fato de passarmos a reconhecer nestxs três convidadxs aliadxs importantes​ para seguirmos a caminhada na Bacia do Mercado.

​De Júlio gravo a importância da “…criação de vínculos, de deixar que as pessoas se sintam pertencentes ao seu ambiente – e potencialmente ao Procomum – de que possam ‘mudar sem se mudar’, de que possam ser protagonistas de seus próprios projetos”​.

​De Joice a cumplicidade com quem verdadeiramente importa, as estratégias para colaborar pelxs outrxs sem, no entanto, fazer por elxs. Ajundando-xs a conhecerem recursos dos quais possam lançar mão. A aguerrida força de batalhar pela sustentação dos direitos. O interesse por aprender linguagens: da rua, das instituições, dos afetos.

De Vinícius o destaque às diferenças entre ​representatividade X participação ​e ​autonomia X independência​, à poesia, aos aprendizados.

E estas apresentações vão ganhando aliadxs, a exemplo de Luciana, com seu Céu da Boca, que se propõe a assegurar alguns cuidados tão importantes à produção de saúde, Fixxa, com suas plantas medicinais grafadas no corpo dos sujeitos, Ornella, com a desconstrução da ideia elitista de produção da poesia, buscando parcerias junto às mulheres do bairro, e tantxs outrxs…

Agradecemos ao Procomum pela indução e possibilidade deste belo encontro!

Assista aos depoimentos dos participantes abaixo: