Por Mari / Marilda Carvalho

Projeto Plantas, memória e gente na Bacia do Mercado de Santos
28 de maio de 2018
Etapa 1 Plantas, memórias e gente

Gira o sol

Pensei que seria melhor abordar as pessoas para conhecer suas plantas e suas memórias através de um primeiro ato de gentileza: oferecer a muda de uma planta. A primeira escolha foi para a Alfazema, ou Lavanda, da qual temos um lindo e heroico pezinho na horta.

Imaginei as mulheres e os homens caseiros recebendo aquele presente cheiroso e inspirador para abrir nossos caminhos aqui no território.

Mas a Lavanda não dá mudas facilmente e a escolha recaiu sobre o Girassol, planta fácil de germinar e…linda. Sua cor traz alegria, suas sementes são abundantes e ela segue o sol, o que é super interessante para as crianças. Fiquei até imaginando uma floresta de girassóis em latas de óleo na “praça” em frente ao mercado e os saquinhos de sementes, e vasos com mudas no nosso box… Seria uma fonte de renda adicional para os “guardiões”…Deu certo! Coloquei algumas sementes, compradas no Leão do Norte naquela sexta-feira em Vicente de Carvalho, pra germinar em casa, trouxe pro Lab, fiz uma sementeira, e assim conheci o pessoal do GT de Permacultultura, que me apoiou e deu várias dicas, abrindo a porta da horta e do quartinho de ferramentas.

Nesse processo surgiu um outro conceito: o de usar buracos no cimento para criar canteiros. Simbolicamente, criei um buraco-canteiro no fundo do quintal do Lab com as primeiras sementes de Girassol, protegidos por um triângulo de ferros-lixo, palha de palmeira e uma pipa velha, para afirmar a possibilidade de criar vida em um buraco no cimento.

Num domingo de manhã de sol e céu azul, quando fui regar as mudas, encontrei o Cristóvão e juntos fizemos uma nova sementeira e assim ele se tornou o primeiro Guardião.

Um mês depois….Aí estão elas fotografadas pela Ornella- Sol.