Por Marina Paes
Fotos por Ornella Rodrigues
Chego numa terça feira – não tão pacificada em meio à Greve que assola o país – no LabX e me deparo com uma aula de Consumo Critico e Mudança de Hábitos. Aula na melhor acepção do termo, dialogada, divertida, desbravadora de realidades. Poderíamos crer que a escassez estava prestes a se anunciar, dada a ausência de barracas na feira, gôndolas vazias nos supermercados ou podemos nos abrir ao conhecimento de espécies não convencionais de plantas comestíveis, sendo que em alguns metros, no corredor do Instituto Procomum, pudemos provar ao menos cinco delas…amaranto brasileiro, begônia, azedinha…pra falar de algumas…que rica a amplitude destas descobertas!
Em meio a esta caminhada vejo um #colaborador equilibrando uma clave no nariz, encontro o pessoal do coletivo Germinação, a plenos punhos tratando de canteiros e novas técnicas de “aragem” da terra, e logo chegam #colaboradorxs de uma saída pelo bairro; foram pintar, espalhar fruição em um muro, que passa então a extrapolar sua condição de ser delimitador de algum espaço e ganha novos sentidos…experimentemos alguns a partir do registro fotográfico de Ornella…
Ao fim da tarde, na sala da #Colaboradora, encontram-se várias pessoas, trabalhando em diferentes projetos, nenhuma delas desacompanhada. #colaboradorxs trocam entre si.
Me dou conta de que a colaboração está fluindo, em diferentes espaços e tempos, e que a abundância de aprendizados se anuncia.