Caso a sua dúvida não tenha sido contemplada no texto, envie-nos perguntas pelo e-mail [email protected] ou mensagem nas redes sociais do Instituto Procomum.

Podem participar empreendedores a partir de 18 anos, freelancers, autônomos, ONGS, ativistas, criativos ou artistas desde que estejam a frente de um negócio criativo de impacto social com atuação na Baixada Santista.

Os candidatos precisam possuir negócios em andamento, mas não necessariamente formalizados.  No entanto, é importante que você já esteja com ele na rua ainda que nos estágios iniciais, por exemplo: o candidato produz roupas, mas comercializou apenas para seu círculo de amigos, e não em lojas.

Não, os negócios não precisam estar constituídos juridicamente para participação.

Não há nenhuma cobrança de recursos em dinheiro pelos serviços ofertados pelo projeto; também não há remuneração prevista para os participantes selecionados.

Não, a participação é totalmente sem custo.

No decorrer do processo formativo, os participantes vão desenvolver o plano de negócios de seus empreendimentos. Este material deverá ser apresentado ao fim da formação.

Os participantes precisam residir obrigatoriamente na Baixada Santista e o retorno social de seu negócio deve impactar esta região.

Sim. Os participantes podem buscar outros recursos para seus respectivos projetos e inclusive estimulamos que isso aconteça. Um dos objetivos deste programa é também que os participantes ampliem suas redes de contatos e parcerias.

Não é necessário frequentar o Lab Procomum, o espaço estará fechado durante todo período de quarentena determinado pelos órgãos oficiais.

As oficinas serão realizadas duas vezes na semana, terça e quinta, com duas horas de duração cada. Além disso haverá encontros para trocas entre as participantes para o fortalecimento do grupo, sessões de mentoria e palestras.

A Colaboradora entende que cada participante tem suas obrigatoriedades e tarefas diárias, dificuldades e individualidades. Mas é importante destacar que para receber o certificado de participação, é necessário ter a frequência mínima em 70% das atividades obrigatórias. Não se esqueça de preencher no formulário sua disponibilidade.  Além disso, parte da proposta do projeto é que se crie uma rotina coletiva de trabalho, convívio e cuidado.

A Colaboradora selecionará pessoas que sejam empreendedoras e não empreendimentos. Isso significa que as oficinas e mentorias  serão destinadas à empreendedora selecionada.   Durante a inscrição é importante ressaltar sua trajetória pessoal e profissional.

Os participantes terão acesso a:

  • conteúdos, ferramentas e mentoria para criação de estratégias para manutenção de seu negócio em tempos de crise e planejamento para seu fortalecimento após o período de pandemia
  • a uma formação voltada ao seu desenvolvimento pessoal e de seu empreendimento, com conteúdos que abrangem empreendedorismo social e criativo, economia colaborativa e áreas correlatas;
  • mentoria individual;
  • palestras com empreendedores de referência;

O projeto também ampliará sua rede de  contatos e outras experiências similares na baixada e fora dela. A ideia é criar um ecossistema de talentos e habilidades para fortalecer todos os participantes em colaboração.

Para efeitos desta chamada consideramos os seguintes setores: artesanato, festivais, museus, bibliotecas, artes visuais, música, teatro, dança, circo, ópera, editorial, literatura, turismo, audiovisual, design, moda, gastronomia, arquitetura, software, games e artes integradas.

Após o preenchimento do formulário você receberá um e-mail de confirmação da inscrição, com uma cópia da ficha preenchida. Caso não receba o e-mail, recomendamos verificar a caixa de spam. Se ainda assim, não localizar o e-mail, sugerimos que refaça a inscrição, pois é possível que o e-mail preenchido na inscrição tenha sido digitado com erro e este será o principal meio de comunicação com os selecionados.

10 de maio –  Inscrições pelo site

15 de maio – Divulgação dos selecionados na primeira etapa

18 a 22 de maio – Realização das entrevistas com os candidatos pré-selecionados

26 de maio – Divulgação do resultado final*

junho a outubro – Processo formativo

novembro – evento de encerramento

Sim, o objetivo da Colaboradora é fortalecer os empreendedores criativos de impacto e nossa formação será ajustada de acordo com o contexto para que as iniciativas possam se desenvolver da melhor forma de acordo com o cenário em que elas se encontram.

Não, apesar de ser realizada online, todas as atividades precisam ser acompanhadas em tempo real, já que um dos objetivos é estabelecer a interação.

O programa da Colaboradora foi todo redesenhado para se adaptar às possibilidades apresentadas no momento das inscrições. Entendemos, realizar as formações de forma remota seja um requisito para a participação de alguns empreendedores, por isso, nossa previsão é de que todo o curso seja realizado online. Caso seja possível, no futuro, estudaremos a possibilidade de realizar visitas a espaços de referência e esperamos ainda poder realizar o evento de encerramento de forma presencial.